SPC Brasil Cartório

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) lança mais um serviço para facilitar a vida dos consumidores de todo o Brasil. Com o SPC Brasil Cartórios, todo o trabalho de solicitar documentos oficiais nesses órgãos e outras instituições é facilitado, com o pedido podendo ser realizado pela internet. São 60 tipos de documentos disponibilizados, como histórico escolar, tradução juramentada, certidão de nascimento, casamento e batismo, reconhecimento de firma, certidão de protesto, matrícula de imóveis.

Alguns dados, como por exemplo a segunda via da certidão de nascimento, só são possíveis se a solicitação for feita no mesmo cartório onde o documento foi emitido. Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior, uma das principais facilidades e utilidades do novo serviço é o consumidor conseguir documentos emitidos em outras localidades. “Pela internet ou no balcão da CDL (Câmara de Dirigente Lojista) da cidade, será possível fazer esse tipo de solicitação e receber onde quiser, com total comodidade, evitando processos burocráticos e altos custos com transporte e logística”, diz.

O presidente explica que o SPC Brasil inicia o serviço com mais de 2.000 pontos de contato e uma plataforma online. “Os consumidores interessados terão, ainda, diversas opções de pagamento pelos documentos, com preços competitivos e atendimento qualificado, seja online ou presencial”, conta Pellizzaro. “O SPC Brasil Cartórios, então, emitirá a segunda via de origem de qualquer localidade do País e entregará no endereço informado.”

Confira mais detalhes de alguns dos documentos mais procurados disponíveis:

– Diploma e Histórico Escolar
O diploma é um documento importante em toda a vida, podendo ser solicitado em diversas situações. Atestando a graduação em uma determinada instituição de ensino, como escola, universidade ou instituto politécnico, o Diploma Escolar é a prova de que alguém completou um determinado curso ou recebeu um grau acadêmico.
Já o Histórico Escolar é um documento que pode ser solicitado em um novo emprego, curso superior ou concurso público, por exemplo. O consumidor não precisa mais ir até a escola que estudou, podendo fazer o pedido pela internet e receber em casa suas informações como notas, conceitos, disciplinas, entre outras.

– Histórico de Graduação
O Histórico de Graduação é um documento que informa as atividades de ensino cursadas pelo aluno em uma determinada faculdade, constando a grade curricular e as matérias que foram retiradas do currículo atual do curso.
Além disso, o Histórico de Graduação possui os planos de ensino das disciplinas que o aluno cursou ou nas quais está matriculado e também apresenta informações detalhadas sobre as atividades de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tais como: área de atuação, período, conceito e carga horária.

– Tradução juramentada
Documentos emitidos em língua estrangeira precisam ter também uma validade oficial no Brasil, por isso, existe a Tradução Juramentada, um documento regulamentado pelo decreto nº 13.609 e que reproduz fielmente o conteúdo do documento original e apenas o acompanha, não faz a substituição.
Utilizada para garantir que certidões, contratos e procurações, por exemplo, tenham eficácia no País, a tradução juramentada deve ser feita por um tradutor público juramentado, concursado e com nomeação concedida pelas Juntas Comerciais ou órgãos encarregados do registro do comércio.

– Certidão de Nascimento
A Certidão de Nascimento é a transcrição integral e completa daquilo que está escrito no livro de registros do cartório, reproduzindo fielmente o que consta ali. Existe também uma versão mais resumida da Certidão de Nascimento, com um resumo dos dados desse registro.

– Certidão de Casamento
A Certidão de Casamento é o documento emitido por um Cartório de Registro Civil que contém os dados relativos à união matrimonial. Essa certidão atesta registros como: a data do casamento, o nome dos noivos, suas profissões, estado civil, endereços, naturalidade, nacionalidade, entre outros. Uma Certidão de Casamento pode ser emitida no Brasil em dois formatos: em breve relato ou inteiro teor.

– Batismo
A Certidão de Batismo é fornecida após a realização da cerimônia e é um requisito para fazer o casamento religioso na igreja católica.

– Autenticação de documentos
Uma cópia fotográfica de documento pode ter o mesmo valor do original, por meio de um processo de Autenticação, sendo a prova plena de que a cópia é idêntica ao original.

 

Fonte: CNDL