Uma pesquisa realizada pela Dipe – Estratégia e Experiência do Cliente, Câmara de Dirigentes Lojistas de Cabrobó, Prefeitura de Cabrobó, loja ‘Dona Flor Calçar e Vestir’ e Sebrae, revelou dados valiosos sobre o perfil do consumidor local e abriu espaço para identificação de oportunidades que podem impulsionar o comércio e a infraestrutura da região.

A pesquisa foi apresentada pelo presidente da CDL, Christiano Torres, contou com a presença de empresários associados à CDL, do Prefeito do Município, Elioenai Dias Santos Filho, e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Gonçalves.

O estudo, conduzido de 26 de outubro a 06 de novembro de 2023, teve como propósito mapear o perfil socioeconômico dos visitantes, suas preferências de consumo, características da visita, avaliações sobre o comércio, infraestrutura da cidade e, crucialmente, identificar áreas de oportunidade para o desenvolvimento local.

Os dados coletados revelaram um equilíbrio entre homens (49,6%) e mulheres (50,4%), predominantemente solteiros (50%) e casados (35%). A faixa etária majoritária foi de 25 a 59 anos (68,8%), com 76% possuindo Ensino Médio e 90% com renda de até 2 salários mínimos. As ocupações mais comuns incluíram agricultores (25,4%), estudantes (17,5%) e autônomos (16,7%).

A pesquisa apontou que 55% dos visitantes estavam sozinhos, enquanto 39,6% visitavam com a família. A maioria dos visitantes (70%) provinha de Pernambuco, seguidos por 23% da Bahia e 7% de outros estados.

Dentre os turistas, 38% pernoitaram na cidade, sendo que a maioria se hospedou na casa de parentes/amigos (92,4%). A média de permanência foi de 6,7 dias para turistas e 6 horas para visitantes.

Diante dos dados apresentados, algumas oportunidades para impulsionar o comércio local foram identificadas, como:
1 – Capacitar o comércio para oferecer uma experiência excepcional ao cliente;

2 – Melhorar o atendimento ao público por meio de treinamentos específicos;

3 – Ampliar o mix de produtos, visando atender ao público de baixo poder aquisitivo;

4 – Oferecer estacionamento amplo e facilidades para turistas que utilizam transporte alternativo;

5 – Promover atividades de entretenimento, especialmente voltadas para jovens e solteiros;

6 – Trabalhar em parceria com políticas públicas para garantir segurança no trajeto até Cabrobó;

7 – Investir na infraestrutura da cidade, desde asfaltamento de ruas até banheiros públicos organizados.

Com essas informações em mãos, a CDL de Cabrobó e empresários locais têm em mãos uma base sólida para a implementação de estratégias que impulsionem o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. A união entre o setor privado e as autoridades locais é essencial para transformar essas oportunidades em realidade, criando um ambiente propício para o crescimento sustentável de Cabrobó-PE.

Confraternização

Após a apresentação, os presentes desfrutaram de um jantar de confraternização, fortalecendo os laços entre os setores público e privado.

#

No responses yet

Deixe um comentário

Or

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *