68,3% dos comerciantes, dos 12 municípios que responderam a pesquisa, irão abrir suas lojas, pois acreditam que é mais uma oportunidade de aumentar as vendas

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE) realizou uma pesquisa, na última semana, para saber se os comerciantes de todo o estado irão aderir ao cancelamento do ponto facultativo durante o carnaval de 2022.

Com a parceria dos representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas de todo o estado, comerciantes responderam a pesquisa e falaram, também, sobre suas preocupações em relação ao momento que o país vive desde a chegada da variante Ômicron.

O resultado apontou que 68,3% dos comerciantes, dos 12 municípios que responderam a pesquisa, irão abrir suas lojas, pois acreditam que é mais uma oportunidade de aumentar as vendas, e também porque o mês de fevereiro é mais curto, fechar pode significar prejuízo. A porcentagem dos que não irão abrir o comércio (31,7%), o farão porque alguns colaboradores já haviam marcado viagens, além de acreditarem que as vendas não aumentarão. 

Desde o começo do ano, algumas restrições estão sendo implementadas na intenção de conter o avanço da Covid, e essas medidas vem preocupando os lojistas, na pesquisa, cerca de 78% mostraram receio à possibilidade de novas restrições, confira algumas opiniões:

“Após quase 2 anos de incertezas muitos de nós não tem mais como se manter pois ainda amargam os prejuízos do lockdown, muitos se salvaram apenas devido os auxílios do governo federal” – comerciante do município de Araripina.

“A preocupação é grande, cumprimos todos os protocolos e não adianta nada porque as pessoas não fazem o mínimo, que é usar máscara. O comércio não pode arcar com essa irresponsabilidade das pessoas, não aguentaremos fechar o comércio novamente, estamos totalmente desestruturados financeiramente” – comerciante do município de Bezerros.

“Desde o inicio temos feito a nossa parte, álcool em gel em toda a loja, uso de máscara e demarcações na loja para possíveis filas para atendimento. Se caso venham a ter novas restrições não somos nós os responsáveis” – comerciante do município de Petrolina.

A Federação desde o início do ano vem desenvolvendo campanhas para sinalizar e informar a população perante os cuidados, foi feito material para divulgação nas redes sociais, e um vídeo que contou com a participação de presidentes das CDL’s, falando sobre a importância de se vacinar e não esquecer os cuidados com a saúde.

Para muitos comerciantes, como pode-se observar, a maior preocupação é o fechamento do comércio, muitos começaram a se reerguer em meados de 2021. Temem não só pelo seu negócio, mas também pelos funcionários, pois sabem que são fonte de renda para muitas famílias.

“Seguimos trabalhando e conscientizando nossos associados e seus clientes para que mantenham o distanciamento, usem máscaras, e tenham sempre em mãos o álcool em gel. Somos a favor da saúde, da vacina, e queremos dizer que o comércio e seus representantes estão abertos para conversar. Juntos somos mais fortes, e estamos juntos na batalha contra o covid-19” – reitera o presidente, Eduardo Catão.

#

No responses yet

Deixe uma resposta

Or

O seu endereço de email não será publicado.