Muitas escolas voltam às aulas hoje, e como no ano passado, devem seguir protocolos importantes para tentar evitar o aumento da transmissão do Covid-19. As instituições devem cobrar o uso de máscaras e álcool em gel, além do distanciamento.

Não só a escola, mas os pais devem orientar seus filhos para que sigam as normas básicas de convivência, estipuladas durante a pandemia. Seguem algumas dicas básicas para um retorno seguro.

Distância entre os alunos em sala de aula

Instruir os alunos que estamos num momento difícil novamente e que o distanciamento continua sendo um dos nossos aliados, respeitando uma distância de dois metros.

Demarcações em espaços comuns

Espaços como cantina, refeitório, biblioteca, entre outros, devem haver marcações para que os alunos possam identificar visualmente a distância que deve manter do colega. As demarcações devem ser feitas no chão, e em lugares que as crianças costumam sentar.

Intervalo em horários alternados

A hora do intervalo é um dos momentos mais críticos para o cumprimento do distanciamento social na escola, pois todos saem das salas ao mesmo tempo e ocupam ambientes comuns que nem sempre são tão amplos. A melhor solução para isso é a criação de horários de intervalo alternados entre as turmas do colégio. Assim, a concentração de alunos no mesmo espaço será bem menor.

Limpeza e desinfecção

A limpeza e desinfecção dos ambientes da escola, sobretudo das salas de aula, deve ter uma atenção redobrada. Sempre deve ocorrer após o uso dos espaços, e ser realizada tanto no chão quanto nas superfícies. É importante que sejam utilizados produtos capazes de matar o Coronavírus, como água sanitária, desinfetante, limpadores multiuso com álcool, limpadores multiuso com cloro, álcool de limpeza líquido entre 70 e 80%, detergente e sabão.

Disponibilização de álcool em gel

É essencial que a escola disponibilize álcool em gel 70% em todos os espaços da estrutura, mas também que os alunos sejam instruídos a andarem com os seus, especialmente nas salas de aula.

Uso de máscara

Deve ser obrigatório o uso de máscaras por todos os alunos e colaboradores da escola. O ideal é que cada um traga máscaras extras para serem trocadas a cada três horas durante o período de permanência na escola.

Uso individualizado de objetos

Por medidas sanitárias, é importante que alunos e colaboradores não compartilhem objetos uns com os outros. Superfícies contaminadas de celulares, brinquedos e objetos em geral ajudam a espalhar o vírus.

Fonte: clipescola.com

#

No responses yet

Deixe uma resposta

Or

O seu endereço de email não será publicado.