Juntos somos mais fortes!

Durante todo o mês de novembro, pessoas físicas com dívidas atrasadas poderão negociá-las no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa promovida pela Febraban, Banco Central e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelo Senado vai disponibilizar cursos de educação financeira.

As dívidas serão negociadas pelo site de mediação de conflitos consumidor.gov.br, criado pela Senacon junto com os Procons, mais de 160 instituições financeiras aderiram ao mutirão. Após o primeiro passo do cadastro, o devedor deve escolher a instituição e fazer o pedido, a instituição escolhida tem até 10 dias para analisar a apresentar uma proposta.

O mutirão é adequado para:

as que estão em nome de uma pessoa natural (física);

as que estão em atraso;

as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e

as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

Nesta edição foi desenvolvido um site específico para o devedor preparar a negociação. Acessando o mutirao.febraban.org.br, é possível ter orientações antes de inserir a proposta na plataforma da Senacon. No site é possível verificar a lista das dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e a parcela do orçamento que pode ser destinada ao pagamento das dívidas.

Para mais informações acesse os sites: mutirao.febraban.org.br e o consumidor.gov.br

Fonte: Diário de Pernambuco

#

No responses yet

Deixe uma resposta

Or

O seu endereço de email não será publicado.