Juntos somos mais fortes!

A tecnologia vem avançando e sabe-se que é muito importante, como empresário, estar conectado no mundo digital. Mas ainda existem clientes que olham o produto online, mas não compram, pois não se sentem seguros, gostam de ver e avaliar possíveis avarias, por exemplo.

É com esses clientes, que gostam de ir à loja, e ter contato cara a cara com o vendedor, que deve-se mostrar parceria e comprometimento também. É muito importante que na abordagem sejam usadas técnicas pelos vendedores, operadores de caixa, repositores e gerentes de loja, para que a fidelização aconteça.

Cliente fidelizado torna-se amigo e de certa forma, faz propaganda orgânica para outros possíveis clientes. Pensando nisso, existem técnicas para melhorar sua abordagem com seu cliente, são elas:

1 – Saiba apresentar-se

Fale num tom que dê para o cliente ouví-lo bem seu nome, e mostre-se a disposição para apresentá-lo à loja, ou ao produto. Independentemente da sua função, para abordar o cliente você deve ter empatia e deixá-lo confortável em sua loja. 

Caso o cliente esteja visivelmente confuso dentro do estabelecimento, é nesse momento que o vendedor pode dizer: “Bom dia, achou o que está procurando?” “Posso ajudá-lo?”. Se fazendo presente e deixando-o à vontade para falar.

2 – Atendimento personalizado

Nenhum cliente é igual, então a comunicação com eles também não deve ser igual. Alguns clientes são pessoas que passam na frente da loja e entram, outros visitaram sua página na internet, fizeram um pré-atendimento, mas preferiram conhecer o estabelecimento. A comunicação com esses dois exemplos de clientes, deve ser diferente.

Mostre ao cliente que você o enxerga como indivíduo. É muito importante que aqui, o vendedor ou qualquer funcionário da loja, saiba os detalhes mais importantes dos produtos e serviços oferecidos no estabelecimento.

3 – Desperte o sentimento de escassez no cliente

Crie a ilusão que aquele produto é um dos últimos, quanto mais raro um produto possa parecer, mais atrativo ele é, o sentimento de que pode perder a oportunidade de ter aquele produto, desencadeia no cliente a vontade de comprar o quanto antes.

4 – O cliente sabe 

Não trate o cliente como leigo, atualmente, com a facilidade da internet, o consumidor antes de ir às compras faz pesquisa. Aja como se fosse complementar o que o cliente já sabe, a partir disso, ele mesmo mostrará a você o quanto sabe, e se sabe de algo sobre aquele produto.

Também deve-se ter cuidado para não pressionar o cliente, sobre um produto ou serviço que ele ainda não sabe que precisa, seja prestativo e sutil em sua abordagem. Observe o tempo do cliente, se ele está disponível para ouvir o que você tem para falar.

5 – Seja criativo

A criatividade é uma técnica muito vantajosa, caso o cliente peça sua opinião, ou tem dúvidas, procure fazer perguntas criativas, instigando-o a pensar.

Um exemplo pode ser: imagine que o consumidor queira saber qual produto é melhor. Como gerente de vendas, você pode perguntar, entre outras coisas, se o cliente prefere economia ou conforto; praticidade ou facilidade. Dessa forma, ele consegue definir melhor seus objetivos dentro da loja.

Fonte: Site Gestão de Clientes

#

No responses yet

Deixe uma resposta

Or

O seu endereço de email não será publicado.