Na próxima sexta-feira (15) será comemorado mundialmente o Dia do Consumidor. A data surgiu no Brasil a partir de uma ação da empresa Buscapé Company que visava lembrar e valorizar os direitos do consumidor no mundo todo. Durante toda a semana e sobretudo no dia 15, lojas, principalmente as digitais, oferecem descontos e condições de pagamentos especiais para os clientes.

De acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, o comércio eletrônico no país deve faturar R$ 258 milhões no Dia do Consumidor, o que representa uma alta de 18% em relação ao mesmo período no ano passado.

Ainda de acordo com a empresa, as procuras no Google pela data aumentaram 113% este ano. Os números colocam o dia comemorativo como forte candidato a concorrer com outras datas que já vem caindo no gosto dos lojistas e dos consumidores como a Black Friday.

Apesar da grande força da data para o comércio online, as lojas físicas também podem aproveitar o momento para faturar mais. Inclusive, o mês de março foi escolhido para o Dia do Consumidor por ser um período em que, comumente, há queda no fluxo de vendas.

Dicas para o consumidor:

  • Antes de comprar algum produto, certifique-se de fazer uma pesquisa sobre a loja que está vendendo aquele produto. Sites como o Procon e o Reclame Aqui podem ajudar bastante nessa hora.
  • Verifique também se a loja tem endereço físico, telefone, CNPJ. Além disso, você pode consultar o CNPJ da loja no site da Receita Federal, para ver a situação da empresa.
  • Por último, veja bem quais são as formas de pagamento, os prazos de entrega e a política de devolução e troca dos produtos.

Dicas para o lojista:

  • Para atrair o consumidor que tal oferecer parcelamentos sem juros? De acordo com pesquisa da CNDL e SPC Brasil, 79% dos consumidores brasileiros fazem suas compras parceladas.
  • Oferecer descontos progressivos à medida que o consumidor vai enchendo seu carrinho é outra forma de promover o consumo. Quanto mais comprar maior o desconto.
  • Divulge as promoções, condições de pagamentos e demais ações para a data em suas plataformas digitais. Elas são a principal vitrine da sua loja!
#

No responses yet

Deixe um comentário

Or

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *