Quase 40 mulheres se reuniram no Castlellos Recepções para uma noite de confraternização, networking e aprendizado. Com o “Chá Mulheres de Negócios”, promovido pela CDL Mulher do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

A ideia do evento surgiu há mais de um ano. No Dia Internacional da Mulher, em 2017, 160 mulheres empresárias se reuniram e promoveram uma caminhada na cidade que juntou cerca de outras três mil mulheres para chamar atenção para o movimento. Depois do evento, foi criado um grupo pelo qual elas se comunicavam.

No evento, as empresárias puderam se conhecer melhor e apresentar seus negócios para as outras empreendedoras. Na noite se reuniram mulheres que tinham 30 anos de mercado e outras que ainda vão abrir sua loja.

“A troca de experiência enriqueceu o grupo porque havia várias vivências e essa troca fortalece o movimento. Eventos como esse nos motiva a acreditar em nós mesmas e que a gente não pode desistir”, afirma Marli Cavalcante, presidente da CDL Cabo de Santo Agostinho. “Ontem por exemplo, ouvimos de uma empresária que tem 30 anos de mercado, com várias lojas, que gera quase 100 empregos e é uma das mais admiradas na cidade por suas conquistas, que quando ela começou ela pegava quatro ônibus para ir para o Cabo e muitas vezes tinha que escolher entre comer ou pagar o transporte. As dificuldades fazem parte, mas não podemos desistir”, conta Marli.

Segundo a presidente da CDL, iniciativas como esse evento e o grupo formado pelas empresárias têm ajudado a empoderar os negócios encabeçados por mulheres e o comércio da cidade como um todo. “A gente brinca que se a precisarmos comprar de um big big a um táxi aéreo alguém do grupo vai saber quem tem. Podemos apresentar negócios, empresas que eram ‘invisíveis’, nos mostrar para o público. E daí cada empresa replica o negócio que ela conhece e assim o nosso comércio vai crescendo e se fortalecendo”, comenta Marli Cavalcante. A presidente ainda afima que o grupo não preconceito e abraça todas as mulheres que trabalhem no comércio da cidade, mesmo que não sejam a dona do negócio.

A CDL Mulher

O embrião da CDL Mulher do Cabo de Santo Agostinho surgiu no Centro da Mulher da cidade. Todos os anos, o centro convidava a atual presidente e vice-presidente da CDL da cidade para participar dos eventos do Dia Internacional da Mulher. Após o evento da caminhada de mulheres pela cidade, Marli Cavalcante e Roberta Araújo criaram o grupo para se comunicarem e daí surgiu a iniciativa da CDL Mulher.

Próxima ação

Na próxima quarta-feira (30), a CDL Mulher do Cabo irá promover o Encontro de Negócios, no pátio do Shopping Costa Dourada. Durante todo o dia, cerca de 25 empresas comandadas por mulheres irão expor seus negócios para o público e parceiros durante o funcionamento do centro comercial.

A solenidade de abertura será feita às 10h e contará com a presença do presidente da Federação das CDLs de Pernambuco, Eduardo Catão, além de autoridades do município.

Galeria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *