Pela 12ª vez, a pesada carga tributária no Brasil inspira o Dia da Liberdade de Impostos (DLI). Neste ano, no dia 24 de maio, estabelecimentos de 15 estados e do Distrito Federal aderiram à iniciativa. A ação é liderada pela CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga de impostos e apoiar a simplificação tributária no Brasil.

Supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veículos vão aderir ao evento e oferecer descontos de até 70%. A proposta do DLI é que, por um dia, os comerciantes deixem de repassar ao consumidor o percentual que pagam em impostos. Entre os participantes, postos de gasolina venderão 100 mil litros de combustível com 40% de desconto, exatamente a alíquota de impostos que compõe o valor final.

“Além de proporcionar aos consumidores a aquisição de produtos mais baratos, a campanha estimula a conscientização sobre a complexidade e peso da carga tributária brasileira, sem retorno à altura em saúde, educação, segurança e transporte para a população”, explica Lucas Pitta, coordenador nacional da CDL Jovem.

Participarão do DLI, no dia 24 de maio, estabelecimentos nos seguintes estados: Amapá, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Paraíba, Goiás, Amazonas, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Pitta espera dobrar o total de estabelecimentos participantes em relação a 2017, quando cerca de mil lojas e 10 shoppings aderiram ao movimento. “O Dia da Liberdade de Impostos cresce a cada ano, com mais CDLs aderindo e, consequentemente, uma quantidade cada vez maior de lojistas e consumidores impactados”, avalia o coordenador, destacando que a campanha agora conta com um símbolo, o Impostossauro, descrito como “o pesadelo do Brasil”.

Conscientização e aumento de vendas

Com quatro lojas em Chapecó e Xaxim, oeste de Santa Catarina, a rede de supermercados Brasão participa pela primeira vez do DLI. Haverá comunicação sobre os descontos nos pontos de venda e divulgação ao longo do dia, nas redes sociais. “As pessoas estão cada vez mais conscientes com relação aos impostos incidentes nos produtos essenciais para a casa, porém, muitos ainda não sabem qual é o peso da carga tributária nos produtos de supermercado”, comenta Elton Ficanha, gerente de Marketing e Comunicação da empresa.

Em Manaus, o Amazonas Shopping participa pelo segundo ano consecutivo do DLI. O gerente de marketing, André Santi, espera adesão ainda maior do que em 2017, quando sete em cada dez lojistas participaram do movimento, que foi um sucesso. “Gerou um fluxo de carros equivalente ao período de Natal”, conta ele, que está tendo o apoio da CDL Jovem de Manaus para orientar os comerciantes sobre como tirar o percentual de impostos dos produtos em promoção.

O Brasil figura na lista dos países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. De acordo com o estudo Carga Tributária/PIB x IDH – Cálculo do Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade – IRBES, o Brasil é o país com pior retorno à população em saúde, educação e segurança, nas esferas federal, estadual e municipal. Publicado pelo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o documento traz análises dos 30 países que possuem as maiores cargas tributárias do mundo. Suíça, Coreia do Sul, Estados Unidos e Austrália lideram o ranking.

Para completar, estimativa feita pela CDL Jovem, com base em estudo do mesmo IBPT, em 2018, os brasileiros vão trabalhar aproximadamente 5 meses apenas para pagar impostos. Neste ano, de acordo com o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo, já foram pagos mais de R$ 1 trilhão em tributos, em todo o país.

Fonte: CNDL

#

No responses yet

Deixe um comentário

Or

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *