Na manhã desta a sexta-feira (27), a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina recebeu a visita do novo Comandante do 5º BPM em Petrolina, Tenente Coronel André Rodrigues.  A visita foi uma oportunidade de estreitar os laços de amizade entre o Comando da Polícia Militar e a entidade de classe que representa os setores de comércio e serviços do município.

O presidente da CDL, Manoel Vilmar, deu boas vindas ao Tenente Coronel e relatou a preocupação da CDL e dos empresários com o grande número de arrombamentos de lojas, e expôs a necessidade de união de forças para melhorar a segurança no comércio. “Foi uma honra receber a visita do Comandante à CDL, pois estamos unindo forças e procurando apoio do poder público para discutir ações conjuntas para o combate à criminalidade no comércio de Petrolina. Receber o Comandante em nossa instituição reforça o nosso trabalho e nossa parceria em prol do comércio da nossa cidade”, relatou Vilmar.

O diretor executivo, Valdivio Carvalho, destacou as ações desenvolvidas pela CDL e ressaltou a importância da retomada do Comitê de Segurança de Petrolina. “O Comitê funcionava como força de segurança no município e gostaríamos que fosse retomado. Os arrombamentos estão causando transtornos para os comerciantes, e com o trabalho do Comitê, acreditamos que essa parceria forte vai ajudar nas diligências e informações que ajudam a segurança do comércio, e esses meliantes serão retirados de circulação, bem como poderá evitar outros arrombamentos”, disse Valdivo.

O Comandante André Rodrigues agradeceu a receptividade da diretoria da CDL e falou sobre um novo momento para ampliar as discussões sobre a segurança pública em Petrolina. “Concordo com a necessidade desse momento de conhecimento, que possamos nivelar as informações entre as polícias e todas as pessoas que possam ajudar nesse trabalho. Infelizmente  estamos trabalhando com as conseqüências e é algo preocupante a onda de assaltos que ocorrem em Petrolina. Acredito que precisamos desta discussão com mais atores envolvidos e debater segurança de forma muito mais ampla”, comentou o Tenente Coronel André.

Na oportunidade, também participou da reunião o segundo-secretário da CDL, Josimar Rabelo. Uma nova reunião será marcada pela CDL junto aos órgãos de segurança pública e o comando da polícia para discutir a segurança pública em Petrolina.

 

Diretores da CDL Petrolina visita Instituto de Criminalista

Nesta quinta-feira (26), o presidente da CDL, Manoel Vilmar, e o diretor executivo, Valdivo Carvalho, visitaram o Instituto de Criminalística (IC) de Petrolina, com o intuito de conhecer as instalações recém inaugurada e buscar alternativa para os problemas relacionados a criminalidade que está causando prejuízos aos empresários do município.

“Os lojistas estão apreensivos com a onda de arrombamento de lojas em Petrolina. Precisamos unir forças com todas as entidades policiais para coibir a criminalidade e continuar fortalecendo o comércio de Petrolina. Viemos conhecer as novas instalações da polícia técnica e trazer as reivindicações dos empresários sobre os arrombamentos freqüentes aos estabelecimentos comerciais em Petrolina.  Estamos ouvindo a orientação da polícia civil para os casos já registrados de arrombamento e iremos repassar aos empresários”, disse o secretário executivo Valdivio.

O Gestor do IC, Perito Criminal Ivan Câmara de Andrade, recebeu os dirigentes, mostrou as novas instalações e falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Criminalística.

“Aqui funciona a Polícia Técnica, que trabalha com a perícia. O trabalho do perito é localizar as provas materiais, e analisar os vestígios do deixados. Aqui nesse departamento serão analisados esses materiais e levantadas todas as informações, na tentativa de desvendar a autoria, o modo como foi realizado e até as vítimas. Estamos cientes dos casos de arrombamento em lojas, e inclusive já colhemos as digitais em uma loja invadida. A perícia orienta que o lojista preserve o local para que alguma prova material seja colhida pela perícia”, informou o gestor do (IC), Ivan Câmara.

A nova sede do IC funciona no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Avenida Cardoso de Sá. O prédio conta com laboratório químico e biológico, com equipamentos de alta tecnologia, sala de informática forense e laboratório de balística, drogas e sanguíneo.

 

Fonte: CDL Petrolina

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *